Mercado Notícias

A importância da assessoria de investimentos em momentos de crise

A importância da assessoria de investimentos em momentos de crise
  • Publicado em 20 de janeiro de 2023

O mercado financeiro tem passado por alta volatilidade devido às recentes mudanças significativas, no âmbito político e econômico do país. Além disso, há várias incertezas no mercado global como um todo.

Diante disso e considerando o perfil de cada investidor, muitos deles estão com seu retorno impactado pela retração na volatilidade de suas carteiras de investimento.

Esse atual momento de incertezas exige uma assessoria de investimentos de qualidade, com um profissional sempre ao lado do seu cliente investidor.

Mariana Toffeti Bergamini, sócia e assessora de investimentos Private da Blue3 – escritório da XP Investimentos e futura corretora independente, descreve as principais etapas para uma assessoria de qualidade com seus clientes.

Etapas para assessoria de investimento

Its Money
Mariana Toffeti Bergamini, sócia e assessora de investimentos Private da Blue3

A assessora de investimentos considera que, em primeiro lugar, é imprescindível a identificação do perfil do investidor, através do preenchimento e análise do Suitability.

“Isso facilita e aproxima o meu trabalho na identificação das expectativas do cliente, pela melhor relação risco x retorno. Mas é importante também a constante reavaliação deste perfil durante todo o tempo de assessoria”, ressalta Mariana.

Após a identificação inicial do cliente, Mariana auxilia o cliente em escolhas sempre bem fundamentadas, principalmente em períodos como agora, de alta volatilidade.

“Na turbulência do mercado, existe o famoso “Efeito Manada”, onde os investidores entram em pânico e começam a agir por impulso na tomada de decisões, como resgatar/vender no pior momento possível de determinado ativo. Nessa situação, a minha assessoria deve estar presente para acalmar os clientes e ajudá-los a evitar perdas”.

Assessoria de investimentos, Diversificação e Proteção

Mariana reforça ainda ser imprescindível trabalhar com o conceito de diversificação.

“É importante dedicar-se ao planejamento de estratégias de diversificação dos investimentos, em aplicações diferenciadas que não sigam a mesma tendência e não variem de forma semelhante.”

Porém, alerta a assessoria, é imprescindível “termos em mente uma formação de uma carteira flexível, a fim de nunca perder o senso de oportunidades em conjunto de clientes – a famosa reserva de emergência”.

E dentro do conceito de diversificação, além do quesito “risco”, há também o quesito “proteção” do patrimônio.

“Pensar no longo prazo vai trazer a evolução constante do patrimônio do cliente, e para isso existem ferramentas de blindagem patrimonial que garantem o futuro sucessório para quem investe, algo sem dúvida imprescindível no portfólio”, explica Mariana.

Exemplo disso é o produto Whole Life, que garante a impenhorabilidade do recurso aportado e gera liquidez imediata para os herdeiros legais em caso de ausência, além do acúmulo de reserva com correção de IPCA (inflação) + taxa fixa pré-definida, onde possibilita resgate caso haja necessidade.

Mariana também pontua que a diversificação do patrimônio para outro país também tem sido bastante demandada pelos investidores.

“Com o atual governo, muitos clientes me procuram para diversificar o patrimônio de forma geográfica. Com a parceria da Avenue, existe total facilidade e suporte para a transferência de recursos nos EUA e também a diversificação do capital dentro da própria carteira estrangeira”, menciona Mariana.

Mariana finaliza que o momento atual é volátil e a proximidade com o cliente é primordial.

“Com a troca de governo, a instabilidade frente a mudanças políticas e econômicas podem acarretar no desempenho futuro de determinados ativos. Por isso, sempre procuro estar atualizada, capacitada e principalmente o mais próxima possível dos meus clientes, contribuindo na satisfação e conquista de cada um deles, nesse cenário tão desafiador da economia.”

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.