Análises Minuto Oby

Americanas (AMER3) sobe 15,8% após tombo histórico de ontem

Americanas (AMER3) sobe 15,8% após tombo histórico de ontem
  • Publicado em 13 de janeiro de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-0,84% aos 110.900 pontos), em continuação ao movimento de queda iniciado ontem, indo na contramão das bolsas americanas, que tiveram mais um dia positivo.

As produtoras de commodities metálicas e papel & celulose fecharam o dia no positivo, na esteira da reabertura da economia chinesa.

A maior alta do dia foi de Americanas, após tombo histórico ontem (-77%), AMER3 fechou com alta de +15,8%.

Dólar

O dólar encerrou o dia em alta (+0,12% a R$ 5,11), em leve correção ao forte movimento de valorização do real nessa semana.

A divisa americana foi mais fraca contra boa parte dos pares nos últimos dias, o que foi exacerbado após uma leitura mais positiva do CPI, dando espaço para que o FED diminua o ritmo de aperto monetário.

Com isso, boa parte das moedas globais, principalmente as de emergentes, tiveram valorização frente ao dólar.

Curva de juros

A curva de juros deu continuidade ao movimento de queda, com pregão sem muitos direcionadores de preços mas ainda refletindo o fluxo de notícias positivo durante a semana para as taxas no Brasil.

O mercado aceitou o plano fiscal de Fernando Haddad e hoje o IBC-Br, monitor do PIB, mostrou tendência de queda, apoiando a visão de que o juros em patamar restritivo já faz efeito na atividade econômica e reforça a ideia de que há espaço para queda na Selic ainda em 2023.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.