É na China, novamente!
analises
É na China, novamente!
9 mai 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Mercados abrem em leve queda hoje nos EUA e Europa, após indicador de importações da China apresentar desaceleração, levantando alguma preocupação com atividade por lá.
As importações na China recuaram 7,9% enquanto o mercado esperava algo em torno de 0,2% de queda.
Investidores também assumem postura de espera enquanto não sai dado do CPI nos EUA amanhã, que deve dar os primeiros indicativos dos movimentos futuros do FED.
O mercado tem precificado manutenção no patamar de juros por lá, com queda nas taxas ainda para esse ano.
No lado das commodities, petróleo reage a notícia negativa das importações na China e apresenta leve correção, minério de ferro segue o mesmo caminho, porém com queda mais contundente na bolsa de Singapura.
No mercado local, mercado acompanha a divulgação da atado Copom, que foi realizado na semana passada, mantendo juros no atual patamar.
Os investidores também acompanham a nomeação de Galípolo para diretoria do BC, que tem estressado parte da curva, pela postura notadamente heterodoxa na economia, mais alinhada ao atual governo.
Análise técnica Ibovespa
No dia de ontem, o índice Ibovespa fechou com alta de +0.85%. Dentro de um viés mais positivo, o IBOV segue apontando para cima. Porém, não podemos descartar a forte região de resistência que se aproxima 106-108k.
Assim, caso o IBOV respeite essa faixa de preço podemos ter um movimento um pouco mais lateralizado nos próximos dias.
Análise técnica S&P500
No mercado americano, o S&P500 teve um dia de leve alta fechando em +0.05%. Ainda dentro de um movimento de correção o índice americano segue com bastante dificuldade para superar a resistência dos 4.200.
Dessa forma, a maior probabilidade é que o ativo volte para testar os 4.000 nos próximos movimentos. Caso consiga romper a região de resistência o viés positivo é retomado para o índice.
Análise técnica petróleo
O petróleo fechou o dia com leve alta de +0.15%. Dentro de um movimento de correção da queda anterior, o ativo pode encontrar defesa de preço na região dos $80.
Assim, caso o petróleo ganhe força novamente na ponta vendedora a expectativa é que o ativo perca a região de suporte dos $72.
Análise técnica dólar
O dólar fechou o dia em forte alta de +1.11%. Apesar do dia bem direcional, o ativo ainda segue dentro do movimento de correção.
Caso continue ganhando força na ponta compradora, podemos ter um novo sinal de fundo no gráfico diário. Esse sinal aumentaria consideravelmente a probabilidade de o ativo retornar para o patamar dos 5.300.
Análise técnica PETR4
Ainda dentro do movimento de alta, PETR4 segue testando níveis importantes de resistência. A expectativa para o ativo é que uma correção um pouco mais profunda aconteça até os níveis de suporte destacados abaixo.
- Resistências: 24.51 – 24.70 – 25.10
Suportes: 22.65 – 21.90 – 20.80
Análise técnica VALE3
Já VALE3 abriu com bastante força na ponta compradora, mas acabou devolvendo boa parte dos ganhos durante o dia. O ativo segue dentro de um viés de correção pelo gráfico de 60 minutos, o que pode gerar possíveis entradas na compra durante essa semana.
- Resistências: 70.0 – 71.6 – 72.50
- Suportes: 69.30 – 65.8 – 64.2
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T
Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais