Fantasmas
analises
Fantasmas
19 abr 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Inflação mais elevado que o esperado no Reino Unido derruba as principais bolsas nos EUA e Europa na abertura do mercado nessa quarta-feira.
Setores de tecnologia tem um dos piores desempenhos e ilustra como o dado acima do esperado tem afetado a expectativa dos investidores quanto aperto monetário mais forte e por mais tempo para seguir tentando conter pressão inflacionária.
Com CPI superando 10% ano contra ano por lá é natural de se esperar que o Banco da Inglaterra (BoE) continue o processo de subir juros. Na Europa, o CPI anual está em 6,9% que levará a mais um aumento nas taxas de juros em maio.
Nos EUA, mais um aumento está previsto para maio, com a perspectiva da autoridade monetária por lá seguir com taxas mais elevadas por algum tempo. A temporada de balanços em curso por lá, ao menos, tem seguido sem maiores surpresas negativas, com último dos grandes bancos reportando balanço hoje.
Nas commodities efeito de desaceleração da economia é sentido pelo petróleo que recua levemente abaixo dos USD 80, enquanto o minério segue na mesma direção, porém com foco na China, onde autoridades tem prometido tomar ações contra preços mais elevados no minério por lá.
Aqui no Brasil, o arcabouço fiscal tem novos desdobramentos, com o presidente da Câmara, Arthur Lira, definindo hoje o relator do projeto, com expectativa de votação na primeira quinzena de maio. O projeto apresentado já passou por algumas alterações, com parte das despesas extraordinárias, como piso da enfermagem ficando de fora.
Análise técnica Ibovespa
Ibovespa fecha em alta de +0.14%%. Dando sequência em mais um dia de correção, o índice ainda apresenta a expectativa de buscar a região dos 104k-102k novamente. Caso o IBOV consiga apresentar força compradora, a próxima faixa de resistência se encontra perto dos 108k.
Análise Técnica S&P500
No mercado americano, o S&P500 fechou em alta de +0.09%. Novamente se aproximando da região dos 4200 que ainda se comporta como uma forte região de resistência, o índice americano aumenta a expectativa de apresentar uma correção do movimento de alta nos próximos dias.
Análise técnica petróleo
No dia de ontem o petróleo fechou em queda de -0.05%. Ainda dentro de uma correção, a expectativa é que o petróleo continue o movimento de queda e siga na direção da região de suporte deixada na faixa dos $80. Junto com essa faixa de suporte, também temos um gap deixado no começo do mês que pode auxiliar na defesa do preço pelos compradores.
Análise técnica dólar
O dólar fechou o dia de ontem em alta de +0.89%. Dando sequência no movimento de lateralização/correção, o ativo começou apresentar uma entrada de força compradora que pode fazer com que o dólar volte a trabalhar perto da resistência que se encontra na região dos 5.100. Já o suporte mais próximo ainda segue sendo a região dos 4.800.
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T
Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais