Ibovespa acompanha exterior e recua 1,01%

analises

Ibovespa acompanha exterior e recua 1,01%

7 out 2022Última atualização: 20 junho 2024

Oby CapitalOby Capital

O Ibovespa fechou em queda (-1,01% aos 116.400 pontos), com o exterior ofuscando parte embalo pós-eleição. O dia foi muito ruim para os mercados acionários ao redor do mundo, com os índices em NY apresentando queda de quase -4% no dia.

Por aqui o dia foi sem sinais setoriais claros e o que mais chamou a atenção foi o anúncio de que a Cosan estava comprando 4,9% do capital da Vale, pegando o mercado totalmente de surpresa.

As ações da empresa fecharam com a maior queda do índice (-8,7%), enquanto a Vale fechou perto da estabilidade.

Dólar

O dólar fechou em estabilidade (+0,05% a R$ 5,21), apesar de mais uma rodada de valorização da divisa americana contra boa parte dos pares.

O real acabou se segurando bem, acompanhado de alguns emergentes, por conta da alta das commodities, o que indica maior entrada de recursos nesses países.

Além disso, por aqui ainda sentimos alguns efeitos da eleição de um congresso de centro-direita que o mercado aceitou muito bem.

Curva de juros

A curva de juros fechou perto da estabilidade, com leve viés de alta, apesar do ambiente ruim para as taxas no exterior, inclusive a curva americana, que voltou a apresentar abertura após divulgação do relatório de empregos acima da expectativa, com desemprego novamente menor do que o previsto.

Isso aumentou as apostas de que na próxima reunião, o FED irá elevar o juro básico em 0,75%, colocando a política monetária em patamar ainda mais restritivo, o que acabou por afetar os mercados de bolsa e moedas também.

Oby Capital

Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra