Ibovespa cai 0,77%, em dia de decisão sobre os juros no Brasil e EUA
analises
Ibovespa cai 0,77%, em dia de decisão sobre os juros no Brasil e EUA
22 mar 2023•Última atualização: 21 junho 2024
O Ibovespa fechou em queda (-0,77% aos 100.200 pontos), em dia bastante volátil após a decisão de taxa de juros nos EUA, onde o FED decidiu por elevar a referência em 25bps, conforme o esperado.
Nos instantes seguintes ao comunicado, as bolsas aqui e lá fora atingiram as máximas da sessão, mas viraram para o território negativo novamente com o discurso do chairman indicando que não deveremos ver cortes de juros em 2023 e que a inflação continua sendo um incômodo para a autoridade monetária.
Os papéis de bancos, Petrobras e Vale, maiores pesos do Ibovespa, fecharam em queda, explicando boa parte do movimento dessa quarta-feira.
Enquanto isso, as incorporadoras foram as maiores altas do dia, com MRV e Eztec liderando a ponta positiva do índice.
Dólar
O dólar fechou em queda (-0,17% a R$ 5,24), em dia mais fraco do dólar ao redor do mundo, com alguns operadores tendo a leitura de que o FED já está próximo do fim do ciclo de altas de juros, o que deverá beneficiar o apetite a riscos quando esse momento chegar.
Apesar da performance positiva do real, algumas divisas de emergentes com maior correlação com a nossa moeda tiveram altas ainda mais relevantes.
Curva de juros
A curva de juros apresentou queda em todos os vértices, influenciada pelo rendimento das treasuries. O principal peso nas quedas foi no trecho longo, mostrando desinclinação da curva.
Há pouco o Copom manteve a Selic inalterada em 13,75%, movimento amplamente esperado pelo mercado.
Oby Capital
Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.
Saber mais