Ibovespa cai 2,40% à espera das decisões do Copom e do Fed

analises

Ibovespa cai 2,40% à espera das decisões do Copom e do Fed

2 mai 2023

Oby CapitalOby Capital
O Ibovespa fechou em forte queda (-2,4%  aos 101.900 pontos), em reprecificação para a escalada das tensões sobre uma recessão global mais forte e mais rápida do que se imaginava.O desfecho do FirstRepublic Bank, que sofreu intervenção das autoridades americanas e foi vendido ao JP Morgan, renovou as expectativas negativas.Refletindo a queda nas commodities no mercado internacional, as produtoras de matérias primas listadas no Brasil tiveram um pregão ruim, com exceção do setor de papel & celulose, menos cíclico do que os demais e também uma proxy contra o risco Brasil.

Dólar

O dólar fechou em alta (+1,19% a R$ 5,05), em movimento coordenado da divisa americana contra as moedas de países emergentes e exportadores de commodities.O real teve o pior desempenho entre os pares, tendo de corrigir parte do movimento iniciado ontem, quando os mercados por aqui estavam fechados por conta do feriado.Existe um argumento de que parte da piora também é atribuída às medidas do governo para aumento da arrecadação, sendo a última novidade o imposto em aplicações de brasileiros de no exterior.

Curva de juros

A curva de juros teve comportamento misto, com fechamento nos vértices curtos e estabilidade nos vencimentos intermediários e longos.Houve influência do comportamento observado nas treasuries mais curtas, que tiveram queda, na espera de um FED mais dovish diante do cenário econômico instável.A autoridade monetária terá decisão de taxa de juros amanhã e é amplamente esperado que haja nova alta de 25bps nos juros.Por aqui, o Copom também decide e deveremos ver manutenção da Selic em 13,75%.Em ambos os casos, mais importante do que o movimento em si, serão os comunicados que justificam e dão sinais sobre os próximos passos.
Oby Capital

Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra