Ibovespa cai após especulações sobre Mercadante nas estatais

analises

Ibovespa cai após especulações sobre Mercadante nas estatais

12 dez 2022Última atualização: 20 junho 2024

Oby CapitalOby Capital

O Ibovespa fechou em queda (-2,02% aos 105.300 pontos) a despeito da alta das bolsas americanas.

O cenário interno contou com mais especulações sobre o novo governo, com a notícia de que Aloizio Mercadante é cotado para o BNDES ou para a Petrobras, que fechou em queda de -3,2% hoje, apesar da recuperação do petróleo.

No pregão, os destaques de baixa foram novamente as empresas cujos balanços estão mais alavancados.

Dólar

O dólar fechou em alta (+1,26% @ R$ 5,31), sob a expectativa da nomeação para cargos importantes no próximo governo.

O dia foi de alta do dólar frente a moedas de países emergentes. Por aqui, a inclinação para nomes com pensamento econômico mais heterodoxos fez com que o mercado reagisse mal em todas as classes de ativos de riscos.

Curva de juros

A curva de juros voltou a fechar com forte alta nos vértices mais longos, pesando o risco fiscal que chega com o novo governo.

A notícia de que Aloizio Mercadante poderia ocupar a cadeira de presidente do BNDES desanimou o mercado, que ainda está na expectativa da aprovação da PEC de Transição, a qual deverá conceder espaço para um gasto de R$ 145 bilhões por ano pelos próximos dois anos.

Oby Capital

Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra