Ibovespa cai 0,82%, reagindo às falas de Lula contra o BC

analises

Ibovespa cai 0,82%, reagindo às falas de Lula contra o BC

7 fev 2023

Raissa SchefferRaissa Scheffer
O Ibovespa fechou em queda (-0,82% aos 107.800 pontos), com o mercado reagindo à continuidade das declarações de Lula contra o Banco Central.Mesmo com a sinalização dada através da ata do Copom de que as medidas fiscais anunciadas pelo governo podem diminuir o risco fiscal, a base do governo no congresso começa a se movimentar para questionar o presidente do BC.Com o aumento desse ruído, o ibov destoou do exterior, onde houve maior otimismo, e fechou em queda apesar da boa performance das produtoras de commodities metálicas e de papel & celulose.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,50% a R$ 5,20), maior patamar de fechamento desde 23 de janeiro, com escalada nas discussões entre o executivo e a autoridade monetária.O real perdeu a chance de reverter a tendência de valorização da divisa americana observada nos últimos dias, já que no exterior os operadores reagiram bem à entrevista de Jerome Powell reforçando a mensagem de que o processo desinflacionário já está em curso, apesar um mercado de trabalho ainda forte.Com isso, o dólar teve um dia mais fraco ao redor do mundo.

Curva de juros

A curva de juros apresentou comportamento misto, com os vértices mais curtos apresentando leve queda nas taxas, enquanto os intermediários e longos tiveram movimento de abertura.Com a ata do Copom e o aumento do risco institucional, o mercado viu espaço para recomposição de prêmios nos vencimentos mais alongados.A ata trouxe uma postura bastante dura do BC frente à inflação e a desancoragem das expectativas, reforçando a mensagem de que, caso necessário, o ciclo de alta de juros será retomado.
Raissa Scheffer

Raissa Scheffer

Raissa Scheffer (MTB: 0051926/SP) é jornalista com 16 anos de experiência em economia. Foi repórter e editora na Gazeta de Ribeirão e Jornal ACidade. Com passagens pela EPTV Ribeirão, Portal Terra, TV Record e Portal Revide.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra