Ibovespa cai 1,04% em meio a incertezas sobre o novo arcabouço fiscal

analises

Ibovespa cai 1,04% em meio a incertezas sobre o novo arcabouço fiscal

20 mar 2023

Oby CapitalOby Capital
O Ibovespa fechou em queda (-1,04% aos 100.900 pontos), destoando das bolsas americanas, dado o maior receio dos investidores em torno do novo arcabouço fiscal, que foi apresentado por Haddad a Lula.Existem poucos fatos concretos sobre o assunto, mas rumores indicam que a ala política do PT pode pressionar a Fazenda a criar uma meta mais branda e com maior espaço para gastos sociais.Com isso, a nossa bolsa perdeu a chance de surfar a recuperação observado no mercado internacional, dada a diminuição do risco sistêmico após a compra do Credit Suisse pelo UBS.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,52% a R$ 5,24), em movimento coordenado com boa parte dos pares, em dia em que a divisa americana perdeu valor, dado o menor sentimento de aversão a riscos.O final de semana foi movimentado e incluiu a coordenação de autoridade suíças para que o UBS comprasse o maior concorrente, formando um dos maiores conglomerados financeiros do mundo e evitando que uma eventual quebra do CS viesse a contaminar o restante do mercado.

Curva de juros

A curva de juros fechou o dia com movimentos mais tímidos, apesar da melhora do humor no exterior.Após deterioração das expectativa de IPCA medidas pelo Focus, o trecho intermediário da curva fechou com leve abertura.Já a parte longa fechou em leve queda. A leitura de que o arcabouço fiscal só deverá se tornar público após a reunião do Copom que começa amanhã, também frustrou parte da expectativa do mercado, que esperava que uma regra robusta pudesse abrir espaço para um comunicado mais dovish por parte da autoridade monetária.
Oby Capital

Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra