Ibovespa cai 1,77%, em movimento de correção das altas recentes
analises
Ibovespa cai 1,77%, em movimento de correção das altas recentes
31 mar 2023•Última atualização: 21 junho 2024
O Ibovespa fechou em queda (-1,77% aos 101.900 pontos), em movimento de correção das altas recentes.
Com a deterioração nessa sexta-feira, as principais perdedoras foram as varejistas, construtoras e educacionais, com reação do mercado ao arcabouço fiscal apresentado ontem.
Os movimento de alta estiveram mais ligados à dinâmica microeconômica de cada empresa, mas um setor que teve boa performance, ao menos relativa, foi o financeiro novamente, com recuperação da cotação dos grandes bancos.
Dólar
O dólar engatou mais um dia de queda (-0,57% a R$ 5,07), em movimento na contramão do que foi observado no mercado internacional, onde a divisa americana ganhou valor contra boa parte dos pares.
A queda foi bastante técnica, já que hoje foi formada a última PTAX do mês e do trimestre, taxa que é utilizada na conversão de balanços corporativos, além da rolagem de posições no mercado futuro.
Curva de juros
A curva de juros teve dia de abertura nas taxas, devolvendo parte dos ganhos de ontem, quando o mercado viu espaço para melhora com a apresentação do arcabouço fiscal.
Ainda existem pontas soltar que precisarão ser endereçadas na proposta, que soa mais como uma ideia do que de fato um plano para conter o avanço dos gastos e do endividamento.
O governo está receoso em aumentar impostos e quer trabalhar eficiências tributárias, com o fim de alguns incentivos.
Mesmo que esse seja o caso, pode ser difícil negociar as desonerações necessárias e isso tem causado dúvidas em relação à capacidade de a regra ser executada.
Oby Capital
Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.
Saber mais