Ibovespa encerra o último pregão da semana em queda de 0,76%
analises
Ibovespa encerra o último pregão da semana em queda de 0,76%
18 nov 2022•Última atualização: 20 junho 2024


O Ibovespa encerrou o último pregão da semana em queda (-0,76% aos 108.900 pontos), apesar de ter ensaiado uma recuperação na parte da manhã.
O peso das incertezas vindas do governo tem feito pressão negativo nos papéis brasileiros, que hoje contaram com influência da queda de boa parte das commodities no mercado internacional, o que levou as empresas produtoras a ter uma performance fraca.
Dólar
O dólar fechou em queda (-0,50% a R$ 5,37), indo na contramão da rodada de valorização da moeda americana frente aos pares nessa sexta-feira.
A performance de hoje é basicamente explicada por ajustes de posições e correção da forte valorização ao longo dessa semana.
Curva de juros
A curva de juros fechou com aumento de taxas mais uma vez, com declarações do presidente do BCB de que a política fiscal pode interferir na trajetória da política monetária, o que significaria retomada das altas de juros, levou a curva para cima novamente, após uma abertura em queda.
Os rumores vindos de Brasilía de que o Congresso não está satisfeito com a PEC de Transição e a declaração de Geraldo Alckmin de que o governo está estudando corte de despesas, pareceram não fazer preço nos ativos nessa sexta-feira.


Oby Capital
Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.
Saber mais