Ibovespa fecha a semana em queda aos 105,8 mil pontos

analises

Ibovespa fecha a semana em queda aos 105,8 mil pontos

24 fev 2023Última atualização: 21 junho 2024

Raissa SchefferRaissa Scheffer

O ibovespa fechou em queda (-1,67% aos 105,8 mil pontos), na esteira da deterioração observada nos EUA, com mais uma leitura de inflação levemente acima do esperado.

Tudo isso alimentando as apostas de que os juros permanecerão em patamar mais restritivo por mais tempo.

Os papéis de maior peso no índice, como bancos e produtoras de commodities metálicas, tiveram dia bastante ruim, puxando a rentabilidade do índice para baixo.

Dólar

O dólar fechou em alta (+1,23% a R$ 5,20), em dia de valorização da moeda americana contra os pares de emergentes e desenvolvidos, dada a deterioração da visão de que poderíamos ter um FED Pivot no início do segundo semestre.

Com ritmo de aperto monetário ainda incerto e com viés mais altista dos últimos dias, a divisa americana teve espaço para ganho contra as demais moedas.

Curva de Juros

A curva de juros teve alta nas taxas ao longo de todos os vértices, refletindo um ambiente mais avesso ao risco no exterior, com aumento das chances de continuação do aperto monetário por período mais prolongado.

Soma-se a isso a leitura do IPCA-15 acima do esperado pelo mercado aqui no Brasil.

Também contribuiu para a valorização os ruídos em torno da volta dos impostos federais nos combustíveis, o que coloca pressão na inflação, além de ser uma medida socialmente impopular.

Por outro lado, os recursos são importantes para as contas do país, dado o déficit esperado por conta da PEC de Transição aprovada em dezembro.

Raissa Scheffer

Raissa Scheffer

Raissa Scheffer (MTB: 0051926/SP) é jornalista com 16 anos de experiência em economia. Foi repórter e editora na Gazeta de Ribeirão e Jornal ACidade. Com passagens pela EPTV Ribeirão, Portal Terra, TV Record e Portal Revide.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra