Ibovespa fecha em leve alta, descolando do exterior
analises
Ibovespa fecha em leve alta, descolando do exterior
21 mar 2023•Última atualização: 21 junho 2024
O Ibovespa fechou em leve alta (+0,07% aos 101.00 pontos), novamente se descolando do exterior, onde as declarações da secretária do Tesouro americano garantindo apoio ao sistema financeiro renovou os ânimos dos operadores, o que levou ao fechamento positivo das bolsas em NY.
As discussões em torno do arcabouço fiscal agiram contra a bolsa nessa terça-feira, com rumores de que a qualidade da regra está em risco com algumas demandas feitas por Lula e interlocutores próximos ao presidente.
Dólar
O dólar fechou em alta (+0,03% a R$ 5,25), em dia de comportamento misto da divisa americana frente às demais moedas.
Em dia de alta na precificação das commodities, o peso mexicano e chileno, pares próximos do real, tiveram alta mais relevante contra o dólar.
Os operadores observam atentos ao desenrolar das discussões em torno da regra fiscal, que tem dividido os técnicos da Fazenda contra a ala ideológica do governo.
Assim como no caso da bolsa, o assunto parece ter impedido uma melhor performance do real nessa terça-feira.
Curva de juros
A curva de juros teve mais um dia próximo da estabilidade, mas contou com viés de alta nos vértices mais longos, trazendo de volta o fator de risco fiscal para a precificação, uma vez que rumores indicam que o governo gostaria de deixar de fora da nova regra fiscal os gastos com saúde, educação e infraestrutura.
Amanhã haverá decisão de taxas de juros no Brasil e nos EUA. O mercado aguarda por um posicionamento do BCB em relação a um eventual ciclo de cortes, mas a ausência de um arcabouço fiscal formalmente apresentado pode retardar essa ação.
Oby Capital
Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.
Saber mais