Ibovespa fecha em alta na contramão das bolsas americanas

analises

Ibovespa fecha em alta na contramão das bolsas americanas

16 fev 2023

Raissa SchefferRaissa Scheffer
O Ibovespa fechou em alta (+0,31% aos 109,9k pontos), indo na contramão das bolsas americanas, que tiveram um dia mais negativo, após divulgação de inflação ao produtor acima do esperado por lá.No cenário interno, após manhã negativa, o humor do mercado melhorou após declarações mais amenas de Lula frente ao Banco Central.Com isso, pudemos ver mais uma pernada de alta das empresas ligadas ao consumo doméstico.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,16% a R$ 5,21), em dia bastante volátil, com diversas trocas de sinal ao longo da sessão.Lá fora, a moeda americana teve um dia mais forte, após dado de inflação acima do esperado que reanimou as apostas de que o próximo ajuste de juros por parte do FED pode ser maior do que o esperado até então, se somando a uma sequência de dados recentes que reforçam cautela na condução de política monetária por parte do BC americano.

Curva de juros

A curva de juros fechou em queda, após passar a manhã e parte da tarde com abertura de taxas ao longo de todos os vértices.O ambiente foi mais benéfico com o passar do pregão com os operadores reagindo ao rumor de que os técnicos do Ministério da Fazenda foram orientados a "não pensar pequeno" no desenho do novo arcabouço fiscal, colocando chances maiores de um mecanismo sólido e com bom debate técnico.
Raissa Scheffer

Raissa Scheffer

Raissa Scheffer (MTB: 0051926/SP) é jornalista com 16 anos de experiência em economia. Foi repórter e editora na Gazeta de Ribeirão e Jornal ACidade. Com passagens pela EPTV Ribeirão, Portal Terra, TV Record e Portal Revide.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra