Ibovespa fecha em leve alta; dólar cai 0,33%

analises

Ibovespa fecha em leve alta; dólar cai 0,33%

22 dez 2022Última atualização: 21 junho 2024

Oby CapitalOby Capital

O Ibovespa fechou em alta (+0,11% aos 107.600 pontos), em dia de queda mais contundente das bolsas americanas.

Aqui, apesar da expectativa de nomeação de ministros do governo Lula, isso acabou não gerando muita volatilidade no dia de hoje, com pastas como o Ministério do Planejamento ainda vago.

Ainda assim, houve espaço para ganhos, principalmente entre bancos e Petrobras, que acabaram levando o índice para um alta mais leve nessa quinta-feira.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,33% a R$ 5,19), em linha com o comportamento observado no mercado internacional, onde a divisa perdeu valor contra boa parte dos pares emergentes.

A performance mais fraca da moeda americana vem em um momento de reabertura da economia chinesa, o que apoia uma visão mais construtiva para as commodities e, consequentemente, para os países exportadores das mesmas.

Curva de juros

A curva de juros teve mais um dia de fechamento de taxas nessa quinta-feira. A leitura do mercado é que a PEC de Transição trouxe um estrago fiscal bem menor do que se imaginava no início de dezembro, quando os prêmios foram se acumulando na curva de juros.

Com a PEC no retrovisor, entraremos em 2023 com a necessidade de que um novo arcabouço fiscal seja apresentado pelo governo eleito, o que pode trazer semanas de volatilidade quando o assunto for discutido.

Oby Capital

Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra