Ibovespa fecha em leve queda; dólar sobe 0,16%

analises

Ibovespa fecha em leve queda; dólar sobe 0,16%

27 fev 2023Última atualização: 21 junho 2024

Raissa SchefferRaissa Scheffer

O Ibovespa fechou em leve queda (-0,08% aos 105.700 pontos), apesar do ambiente externo mais positivo e sinalizações importantes do lado fiscal pelo governo brasileiro.

Os bancos e as empresas ligadas ao ciclo doméstico tiveram pregão ruim e acabaram levando a performance do índice para o patamar negativo, mesmo que Petrobras e as empresas produtoras de commodities metálicas tenham tido um pregão positivo.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,16% a R$ 5,21), em sessão volátil, diante dos drivers de preços que vieram do exterior e do cenário interno, contra ajustes técnicos de posições, com operadores antecipando a rolagem de contratos antes da última ptax do mês.

No exterior, o dólar teve um dia mais fraco contra os pares desenvolvidos e emergentes, o que deixa a performance do real ainda pior em termos relativos.

Curva de juros

A curva de juros fechou em queda ao longo de todos os vértices, com a solução do problema em torno da volta dos impostos federais nos combustíveis.

Apesar de rumores de que a reoneração seria trancheada, a decisão foi de retomar integralmente a cobrança, o que o mercado enxerga como uma vitória para o Ministério da Fazenda em busca de pragmatismo fiscal.

Com a melhora do sentimento, os vencimentos mais longos tiveram bastante espaço para devolução de prêmios.

Raissa Scheffer

Raissa Scheffer

Raissa Scheffer (MTB: 0051926/SP) é jornalista com 16 anos de experiência em economia. Foi repórter e editora na Gazeta de Ribeirão e Jornal ACidade. Com passagens pela EPTV Ribeirão, Portal Terra, TV Record e Portal Revide.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra