Ibovespa fecha em queda de 1,68%

analises

Ibovespa fecha em queda de 1,68%

30 ago 2022Última atualização: 20 junho 2024

Oby CapitalOby Capital

O Ibovespa fechou em queda (-1,68% aos 110.400 pontos), com contribuições negativas de dois grupos que nos últimos meses têm se movimentado em direções opostas:

Produtores de commodities e empresas ligadas ao ciclo doméstico.

Assim, a queda das cotações das matérias-primas no mercado internacional, sob maior percepção de desaceleração global, foi um grande contribuidor para a performance negativa do índice, que havia sido salvo pelo petróleo em alta nos últimos dois pregões.

Dólar

O dólar fechou em alta (+1,58% aos R$ 5,11), em um dia de dólar mais forte ao redor do mundo, com exceção do par contra o euro.

Isso porque se entende que o Banco Central Europeu, BCE, irá impor um ritmo mais forte de aperto de juros para controle inflacionário no continente.

O pregão foi de risk-off no restante do mercado de moedas, com o dólar ganhando valor frente a boa parte dos pares relevantes, puxado por uma visão mais consensual de recessão.

Juros

Os juros teviram um pregão sem direção definida, com viés levemente de fechamento de taxas.

O IGP-M veio abaixo da expectativa do mercado, o que é um sinal positivo, bem como o saldo do governo central, que foi acima da expectativa.

Assim, esses dados acabaram por não fazer preço, possivelmente por uma alta mais relevante do dólar no mercado hoje.

É possível também que as campanhas eleitorais possam começar a fazer preço nos juros a partir de agora, levando em conta as propostas econômicas dos candidatos

Oby Capital

Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra