Ibovespa fecha em queda, em dia de aversão a risco global
analises
Ibovespa fecha em queda, em dia de aversão a risco global
3 fev 2023•Última atualização: 21 junho 2024
O Ibovespa fechou em queda (-1,47% aos 108.500 pontos), em dia de aversão a risco global, movimento exacerbado no Brasil com o cenário interno conturbado, fruto das declarações de Lula contra o BC independente.
O dia foi salvo pelas produtoras de commodities, que tiveram pregão majoritariamente positivo, em parte por conta da alta das matérias primas no exterior, mas também por conta do câmbio.
Dólar
O dólar fechou em alta (+2,03% a R$ 5,15), em pregão forte da moeda americana ao redor do mundo, após dados de emprego bem acima do esperado colocar em dúvida a narrativa de arrefecimento da inflação.
Com isso, o mercado volta a se questionar sobre a real possibilidade de cortes de juros nos EUA ainda em 2023, o que colocou pressão praticamente todos os ativos de risco nessa sexta-feira.
Curva de juros
A curva de juros teve forte abertura das taxas, refletindo as falas do presidente Lula contra o BC independente e a favor da mudança da meta de inflação, além do sentimento de aversão a risco nos mercados globais.
Dado o balanço de riscos e a sequência de piora nas expectativas medidas pelo relatório Focus às segundas-feiras, o mercado preferiu passar o final de semana menos posicionado nos juros brasileiros.
Raissa Scheffer
Raissa Scheffer (MTB: 0051926/SP) é jornalista com 16 anos de experiência em economia. Foi repórter e editora na Gazeta de Ribeirão e Jornal ACidade. Com passagens pela EPTV Ribeirão, Portal Terra, TV Record e Portal Revide.
Saber mais