Ibovespa fecha em queda em sessão com liquidez reduzida

analises

Ibovespa fecha em queda em sessão com liquidez reduzida

22 fev 2023

Raissa SchefferRaissa Scheffer
O Ibovespa fechou em queda (-1,85% aos 107,2k pontos), no retorno do mercado após o feriado de carnaval, em sessão ainda com liquidez reduzida.A queda de hoje pode ser lida como um ajuste frente ao noticiário internacional, principalmente nos EUA, onde ganha força a ideia de que talvez o FED tenha de levar o juros para patamar acima do que o mercado acreditava como necessário para frear a inflação.Com isso, grande parte dos papéis do Ibovespa tiveram performance no campo negativo.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,14% a R$ 5,17), em pregão que também teve sessão mais curta, o que prejudicou a liquidez.Os indicadores de atividade nos EUA e a ata da última reunião do FED, que foi divulgada hoje, levaram o mercado a precificar com maior chance uma alta de juros de 50bps na próxima reunião, cenário que os operadores atribuíam poucas chances apenas algumas semanas atrás.A divisa americana teve dia positivo contra boa parte dos pares, entre desenvolvidos e emergentes.

Curva de juros

A curva de juros teve pregão de abertura nas taxas ao longo de todos os vértices, refletindo ajuste das expectativas monetárias nos EUA, além da deterioração da leitura de inflação esperada para os próximos anos medida pelo Focus.O indicador segue piorando, apoiado no debate sobre mudança da meta de inflação, que apesar de ter perdido força nos discursos na última semana, ainda é um tópico sensível e que pode voltar à pauta a qualquer momento.
Raissa Scheffer

Raissa Scheffer

Raissa Scheffer (MTB: 0051926/SP) é jornalista com 16 anos de experiência em economia. Foi repórter e editora na Gazeta de Ribeirão e Jornal ACidade. Com passagens pela EPTV Ribeirão, Portal Terra, TV Record e Portal Revide.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra