Ibovespa fecha em queda seguindo índices internacionais
analises
Ibovespa fecha em queda seguindo índices internacionais
10 out 2022•Última atualização: 20 junho 2024
O Ibovespa fechou em queda (-0,37% aos 115.900 pontos), seguindo os índices de ações internacionais.
A ofensiva da Rússia em territórios na Ucrânia parece ter feito preço, mas o principal parece ser uma leitura de desaceleração global, o que causou queda em algumas commodities.
Por aqui, o dia foi bom para os frigoríficos, que figuravam entre as maiores altas do Ibovespa. Do outro lado, os dois maiores componentes do índice (Petrobras e Vale) fecharem em queda.
Mais uma nota negativa para Cosan, que fechou em queda de -7,5%, sendo o pior desempenho nessa segunda-feira.
Dólar
O dólar fechou em queda (-0,42% a R$ 5,19), indo na contramão do exterior, onde o dólar ganhou valor contra boa parte das moedas.
O euro e a libra foram penalizados com a escalada do conflito na Ucrânia, que além de risco bélico, tem colocado também em cheque as perspectivas de crescimento econômico no continente.
Por aqui a liquidez foi bastante reduzida por conta do feriado nos EUA, o que pode ter influenciado essa performance positiva do real.
Curva de juros
A curva de juros fechou com viés de baixa, nas esteira de quedas no dólar e no petróleo, o que tira, aliviando a expectativa de pressões inflacionárias vindas desses mercados.
A falta de referência das Treasuries, que não tiveram negociação por conta do feriado, fez com que a liquidez nos futuros de DI também fosse prejudicada.
Essa semana conta com leitura de inflação ao consumidor no Brasil (amanhã) e nos EUA (quinta-feira), podendo trazer volatilidade para a curva.
Oby Capital
Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.
Saber mais