Ibovespa fecha sessão em alta, acima dos 104 mil pontos

analises

Ibovespa fecha sessão em alta, acima dos 104 mil pontos

28 abr 2023Última atualização: 21 junho 2024

Oby CapitalOby Capital

O Ibovespa fechou em alta (+1,47% aos 104.400 pontos), em compasso com as bolsas americanas, que também tiveram um dia positivo, dando sequência ao movimento de recuperação iniciado ontem.

Houve baixa dispersão setorial, com boa parte dos papéis fechando em alta, com destaque para cíclicos domésticos e produtoras de commodities.

O lado negativo contou com poucos nomes, majoritariamente utilities. O noticiário foi esvaziado para a bolsa e os papéis parecem ter respondido ao fluxo comprador de investidores internos.

O dólar fechou em alta (+0,14% a R$ 4,99). Por um lado, dados mais fortes de atividade econômica apoiariam um real mais forte, mas o mercado acabou pesando mais o risco fiscal e o impacto que medidas como a regra de reajuste do salário mínimo, que ainda será definida, terá nas contas públicas.

O déficit do governo divulgado hoje foi pior do que o esperado e isso acabou sendo um dos fatores que influenciou as cotações. No exterior, o dia foi de fortalecimento do dólar frente a outras divisas, após pregão mais fraco ontem.

A curva de juros teve dia de abertura nas taxas ao longo de todos os vencimentos, com receio do mercado em torno da regra de correção para o salário mínimo e a divulgação do déficit no mês de março, que veio em leitura pior do que o esperado.

Houve espaço para correção dos excessos já que a curva teve uma semana de desinclinação, em sinalização do mercado de que o risco fiscal havia ficado marginalmente melhor. Dados de atividade e de geração de empregos mostram certa persistência da economia em reagir aos juros altos.

Oby Capital

Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra