Ibovespa recua 0,25% em dia de agenda esvaziada
analises
Ibovespa recua 0,25% em dia de agenda esvaziada
17 abr 2023•Última atualização: 21 junho 2024


O Ibovespa fechou em queda (-0,25% aos 106 mil pontos), em início de semana com o noticiário interno esvaziado, o que aliado ao exterior mais morno, fez com que a oscilação do índice tenha sido contida.
Não houve predominância de sinais setoriais nessa segunda-feira e o que mais chamou a atenção foi a forte queda da 3R, liderando a ponta negativa do Ibov após anunciar um aumento de capital com desconto de 26% frente ao preço de tela.
Dólar
O dólar fechou em alta (+0,45% a R$ 4,94), alinhado ao sinal observado no exterior, com valorização da divisa americana frente a boa parte dos pares.
O adiamento da entrega da nova regra fiscal no congresso, que se esperava que acontecesse hoje, foi um fator que jogou contra o real, apesar de ter um impacto apenas marginal.
A queda de hoje não anula o bom momento que a nossa moeda vem tendo frente ao dólar nas últimas semanas e pode ser entendida como uma correção.
Curva de juros
A curva de juros teve desempenho misto, com fechamento nos vértices mais longos, mas abertura nos vencimentos curtos e intermediários.
O ganho de força das apostas de que o FED irá elevar os juros em 25bps na próxima reunião pressionou a curva de treasuries para cima, o que acabou por causar uma reprecificação por aqui também. A leve queda no trecho longo da curva pode siginificar que o mercado está marginalmente mais otimista com o fiscal.


Oby Capital
Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.
Saber mais