Ibovespa recua 1,54%, ainda refletindo crise da Americanas

analises

Ibovespa recua 1,54%, ainda refletindo crise da Americanas

16 jan 2023Última atualização: 21 junho 2024

Oby CapitalOby Capital

O Ibovespa fechou em queda (-1,54% aos 109.200 pontos), em dia negativo para as empresas produtoras de commodities e os grandes bancos, esses, ainda refletindo o receio dos investidores pela exposição às dívidas da Americanas.

O índice foi liderado pelas varejistas Magazine Luiza e Via, sob uma leitura mais benéfica em relação aos seus balanços, além de um provável fluxo de compra para essas plataformas.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,83% a R$ 5,15), em dia mais negativo para emergentes em geral ao redor do mundo, com liquidez reduzida devido ao feriado nos EUA.

No cenário interno, preocupações fiscais voltaram a figurar entre os drivers de valorização da moeda americana, com volta da discussão sobre aumento do salário mínimo.

Curva de juros

A curva de juros teve um dia de alta das taxas, com o mercado reagindo à piora das expectativas medidas pelo relatório Focus, logo na abertura dos negócios.

A tarde o movimento ganhou mais força com a discussão sobre aumento do salário mínimo acima do previsto no orçamento, de R$1.320.

O Ministério da Fazenda é contra essa medida, dado que não é possível acomodar o valor dentro das contas.

Oby Capital

Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra