Ibovespa reflete mau humor do mercado e fecha em baixa
analises
Ibovespa reflete mau humor do mercado e fecha em baixa
16 set 2022•Última atualização: 20 junho 2024
O Ibovespa fechou em queda (-0,61% aos 109.300 pontos), em mais um dia de reflexo do mal humor do mercado sob a nova perspectiva global de juros mais altos e uma possível recessão global, com EUA, Europa e China enfrentando seus problemas econômicos.
Por aqui, o dia foi sem sinal setorial claro, mas entre as maiores quedas do índice, figuravam as empresas com maior alavancagem.
Destaque para Natura (-10,5%), que passa por discussões sobre uma reorganização operacional e foi a empresa que mais caiu no Ibovespa hoje.
Dólar
O dólar fechou em alta (+0,38% aos R$ 5,26), em dia de performance mista da divisa americana contra demais divisas, perdendo valor frente ao Euro, mas com valorização frente ao real e ao rand sul-africano.
O risk off global é a maior explicação para esse comportamento, com portfólios sendo recalibrados diante da mudança de cenário do mercado.
O real termina a semana perdendo mais de 2%, apesar de ter apresentado resiliência nos últimos dias, principalmente no desempenho relativo aos seus pares emergentes.
Curva de juros
A curva de juros apresentou fechamento nos vértices intermediários e longos.
A performance foi neutra durante boa parte do pregão e as taxas terminaram o pregão marginalmente abaixo de ontem, com sinais diversos vindos de fora.
Por aqui a agenda foi vazia nessa sexta-feira e os olhos estão na próxima quarta, quando acontecem as decisões de taxa de juros do BCB e do FED.
Oby Capital
Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.
Saber mais