Independente

analises

Independente

19 jan 2023

DVinvestDVinvest
Its_Money_Morning_Call

Macro

Em dia de correção à frente, os futuros indicam queda nas cotações das principais praças nessa quinta-feira, com maiores temores de uma recessão global, após um breve rali de início de ano em alguns ativos de risco, que muito pareceu o chamado “rali de bear”.Ontem, dados econômicos mais fracos nos Estados Unidos levou o S&P500 a cair forte.O mercado busca uma linha bastante tênue entre desaceleração o suficiente para conter inflação e propriamente uma recessão, o chamado pouso leve.Pesou também o discurso de dirigentes do FED, que mesmo diante desses dados mais fracos, reafirmaram a necessidade de uma política de juros em campos mais restritivos.Faltando menos de duas semanas para a próxima reunião do FOMC, o mercado tem buscado precificar taxa terminal de 5,5% para os juros.O mercado acompanha hoje mais dados de emprego nos EUA.No mercado local, os investidores devem avaliar a fala de Lula ontem em uma extensa entrevista à GloboNews, no qual o Presidente criticou o Banco Central independente, no que afirmou ser “bobagem” acreditar que um BC independente poderia fazer mais para a economia do que alguém indicado pelo governo.Em falas graves, Lula criticou o patamar de juros e inflação, colocando em questão a credibilidade do BC.Maiores especulações agora se o BC deve rever a meta ganham força.Roberto Campos fala em evento nos Estados Unidos hoje as 16:30.Para acompanhar, o tesouro deve ofertar papeis LTN e NTN-F, um termômetro importante para o mercado acompanhar.Logo mais deve sair dados de desemprego por aqui.

Mercado Interno

Its_Money_mercado interno

Análise Técnica

O Ibovespa nesta quarta-feira fechou em leve alta de 0,74% aos 112.228 pontos. O índice chegou a apresentar uma alta de 1,68%, porém acabou devolvendo boa parte dela.A expectativa para os próximos dias segue positiva, em que a superação dos 113.300 pontos indica que o Ibovespa pode dar continuidade a tendência de alta, buscando patamares mais acima.

Mercado Externo

Its_Money_mercado externo

Análise Técnica

O S&P500 nessa quarta-feira fechou no campo negativo, com queda forte de 1,56% aos 3.928 pontos. Este é seu segundo dia consecutivo em baixa.Apesar da queda o índice não perdeu níveis importantes, mas está testando a região de médias móveis.E por isso, a perda dos 3.926 pontos aumentaria o viés negativo para os próximos dias.

Commodities

Its_Money_commoditiesApós uma longa sequencia de alta, as principais commodities, como Petróleo e minério de ferro apresentam correção no pregão de hoje, refletindo receios quanto a atividade econômica e recessão, bastante repercutida no mercado acionário e das treasuries.

Análise Técnica

O petróleo nesta quarta-feira terminou o pregão em queda de 2,84% aos USD 84,71/barril. Devolvendo praticamente toda alta apresentada na terça.Dessa forma, a perda dos USD 84,46/barril indica que o petróleo pode passar por uma correção nos próximos dias, buscando a região dos USD 83,36/barril.

Dólar

dolar_Its_Money

Análise Técnica

O dólar terminou essa quarta-feira em alta de 1,69% em 5,18 dólar/real.Apesar da alta, o ativo segue sendo negociado abaixo das médias móveis com movimentação mais lateral.A superação dos 5,18 dólar/real aumentaria a probabilidade do ativo continuar a alta, buscando os 5,25 dólar/real.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest

DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra