Mercado em queda: Ibovespa reflete aversão ao risco

minuto-mercado

Mercado em queda: Ibovespa reflete aversão ao risco

3 fev 2025

Oby CapitalOby Capital
Ibovespa acompanhou a aversão ao risco nos mercados globais e fechou em leve queda de 0,13%, (-0,13% @ 125.970,46) pontos, após oscilar entre 125.566 e 126.473 pontos.

O mercado refletiu a instabilidade externa diante da decisão do governo dos EUA de suspender por um mês as tarifas de importação de 25% sobre produtos do México.

O alívio no câmbio e na curva de juros ajudou a limitar perdas, mas não evitou a realização de lucros na bolsa brasileira, pressionada também pela queda dos índices de Nova York.

O Nasdaq liderou as perdas (-1,20%), seguido pelo S&P 500 (-0,76%) e pelo Dow Jones (-0,28%).

Dólar

No câmbio, o Dólar à vista registrou sua 11ª queda consecutiva, encerrando em baixa de 0,35% contra o Real (-0,35% @ 5,81).

O movimento acompanhou a valorização do peso mexicano, que subiu mais de 1% após o governo Trump anunciar a suspensão temporária das tarifas.

Pela manhã, a moeda americana chegou a superar R$ 5,90, mas perdeu força com a mudança no cenário.

O índice DXY avançou 0,57%, a 108,99 pontos, refletindo a cautela global com a política comercial dos EUA.

A melhora no apetite ao risco doméstico também favoreceu a queda dos juros futuros, com destaque para o DI para janeiro de 2027, que recuou a 14,82% (-14 pontos-base).

Juros

Os juros futuros encerraram em queda, acompanhando o recuo dos Treasuries e o alívio no câmbio.

A taxa da T-note de 10 anos caiu para 4,529% e a do T-bond de 30 anos recuou para 4,757%.

No cenário local, o mercado aguarda a ata do Copom e a divulgação do Plano Anual de Financiamento (PAF) do Tesouro nesta terça-feira.

Além disso, o retorno do Congresso reacende o debate sobre o Orçamento de 2025 e mudanças na tributação da renda, com impacto potencial na percepção de risco fiscal.

Oby Capital

Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra