Nas entrelinhas

analises

Nas entrelinhas

23 mar 2023Última atualização: 21 junho 2024

DVinvestDVinvest

Principais bolsas no exterior começam o pregão de hoje sem direção definida, nos EUA, os futuros de S&P e Nasdaq tem alta, enquanto o mercado digere a decisão do FOMC, que ontem optou por elevar em 25 bps as taxas de juros, dentro do esperado, principalmente após o debacle dos bancos.

As bolsas europeias têm dia de baixa enquanto por lá devem sair decisões importantes das taxas de juros no Reino Unido. O Banco Central da Suíça também optou por elevar em 25 bps as taxas de juros do país, que recentemente também passou por um stress no setor bancário.

As commodities seguem o ritmo de aversão a riscos dos investidores e com isso, o petróleo e minério de ferro tem novamente queda nas cotações.

Aqui no Brasil ou no exterior, os investidores devem começar a procurar por pistas e observar os comunicados para os próximos passos. Por aqui, o COPOM seguiu adotando um tom mais forte em relação ao combate da inflação, com posicionamento parecido com comunicados anteriores.

O comunicado alertou ainda sobre o risco de desancoragem nas expectativas de inflação de longo prazo, não descartando a possibilidade de novos aumentos se necessário. Os investidores com isso devem reduzir as apostas de algum corte em um horizonte de tempo mais curto.

abertura-do-mercado-23-março_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-23-março_its-money

Em um dia bastante movimentado, o Ibovespa fechou em baixa de -0.77%. Ainda dando sequência no movimento de queda atual, o IBOV segue testando o suporte dos 100k. Caso o movimento ganhe ainda mais força para romper essa região, podemos ver o índice ir em direção a próxima zona de suporte na faixa dos 95k.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-23-março_its-money

No mercado americano, o S&P500 fechou em baixa de -1.65% após um forte movimento durante o pregão. Como comentado anteriormente, a faixa dos 4050 era uma forte resistência e ontem novamente mostrou que ainda existe bastante pressão vendedora nessa região. Com isso, o mercado americano novamente aponta para dar sequência no movimento de baixa.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-23-março_its-money

Ainda dentro de um movimento de correção, o petróleo segue trabalhando em direção a média móvel pelo gráfico diário. Caso nos próximos dias, o ativo apresente um novo topo perto dessa região, podemos ver o início de um novo movimento de baixa em direção aos 70 dólares novamente.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-23-março_its-money

O dólar fechou em leve baixa de -0.10% no pregão de ontem. Ainda trabalhando em cima da região de suporte, seguimos aguardando o dólar ganhar força na ponta compradora, para dar sequência no fundo apresentado e superar a região dos 5300.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

DVinvest

DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra