O Ibovespa sobe 0,27%, em linha com as bolsas americanas

analises

O Ibovespa sobe 0,27%, em linha com as bolsas americanas

12 jun 2023Última atualização: 21 junho 2024

Oby CapitalOby Capital

O Ibovespa fechou em alta (+0,27% aos 117.300 pontos), em linha com a alta observada nas bolsas americanas, ainda que com menor ímpeto.

A performance positiva por aqui foi freada pela queda da Vale, papel de maior peso no índice, em resposta à queda do minério de ferro e de poucos estímulos no mercado chinês.

Entre as maiores altas do dia, destaque para Braskem, que fechou em alta de +6% após proposta da Unipar para compra de participação na empresa.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,20% a R$ 4,87), em movimento conjunto do real com as demais moedas de países LATAM, com as quais a divisa brasileira tem guardado maior correlação nos últimos meses.

Exceto para esse grupo, o dólar ganhou força nessa segunda-feira, mesmo com a melhora no humor no mercado americano, onde se espera que o CPI divulgado amanhã mostre desaceleração, o que deve reforçar a visão de que o FED irá paralisar o ciclo de altas de juros na quarta-feira.

Curva de juros

A curva de juros teve desempenho misto nesse início de semana, com abertura nos vencimentos curtos e abertura nos vértices intermediários e longos.

As declarações de Roberto Campos hoje no período da tarde consolidam a visão de que a autoridade monetária tem tudo para iniciar o ciclo de cortes na Selic a partir de agosto. O

presidente do BC reforçou ambiente mais benéfico para a inflação, destacando que deveremos observar deflação em junho; houve ainda a menção ao ajuste de expectativas que tem tomado forma nas últimas semanas, o que ajuda o trabalho do Bacen no movimento de queda de juros.

Oby Capital

Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra