PETZ3 análise: descubra se vale a pena comprar as ações da Petz
palavra-do-analista
PETZ3 análise: descubra se vale a pena comprar as ações da Petz
19 set 2024•Última atualização: 23 setembro 2024
Antes de mais nada, ao fazer a PETZ3 análise, temos um problema central: o preço. A empresa, embora saudável em termos de margem e crescimento, apresenta um desafio quando se observa o valor de mercado atual.
A ação está cotada em torno de R$ 4,60, o que implica que a companhia precisaria crescer de 13% a 14% ao ano em termos de receita. Esse nível de crescimento não parece realista, principalmente considerando o contexto recente.
Escute a PETZ3 análise em áudio ou leia o resumo abaixo:
Crescimento
Historicamente, a PETZ3 atingiu esses números por meio da expansão de novas lojas, e não por crescimento orgânico.
A empresa expandiu o número de lojas, mas o crescimento das mesmas tem desacelerado. Recentemente, a PETZ está registrando um crescimento entre 3% e 5% no número de lojas, enquanto o crescimento orgânico, ou seja, o desempenho das lojas existentes, é negativo.
Margem de lucro e custos
Outro ponto de atenção está relacionado às margens de lucro. Atualmente, os custos e despesas representam cerca de 95% da receita da empresa.
Para justificar o preço atual, a empresa teria que reduzir seus custos para cerca de 92% da receita, algo que só ocorreu em momentos específicos, como na pandemia, quando a demanda por produtos PET aumentou.
A fusão com a Cobasi pode trazer pontos positivos, como o caixa líquido maior, mas, ao mesmo tempo, a Cobasi tem uma margem menor que a PETZ, o que pode dificultar a melhoria nos resultados.
PETZ3 análise: considerações Finais
Embora a PETZ possa se beneficiar de boas notícias e melhorias pontuais no curto prazo, o crescimento de dois dígitos anuais necessário para justificar o preço atual parece um cenário distante. Assim, a ação não parece uma pechincha no momento.
A melhor estratégia seria evitar comprar o papel hoje, considerando as incertezas sobre a capacidade da empresa de entregar esse crescimento.
Lembrando que rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Ademais, este conteúdo é apenas informativo e não uma recomendação de compra ou venda de ativos. Tenha em sempre em vista o seu perfil de investidor. Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com um assessor de investimentos.
Renato Reis
Formado em Ciências Econômicas pelo Ibmec BH. Analista de valores mobiliários (CNPI-P EM-3580) credenciado pela Apimec. Analista fundamentalista na casa de análise DVinvest.
Saber mais