Quebrando a banca
analises
Quebrando a banca
13 mar 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Segunda-feira com mercados sem direção definida, após um longo final de semana, com reguladores, banqueiros e investidores procurando entender a extensão dos estragos causados pelo colapso do SVD Bank. As ações do First Republic Bank chegaram a cair 60% no pré-market em NY.
Embora a situação chegue a ser bastante preocupante, as autoridades nos EUA vem garantindo que o colapso do banco não se transforme em algo sistemático. O FED anunciou um programa de financiamento aos bancos, com prazo de um ano e condições mais simplificadas.
Além do SVB, o Signature Bank de NY foi fechado pelos reguladores estaduais. Em ambos os casos, o FDIC (semelhante ao FGC aqui no Brasil) indicou que os depositantes conseguirão sacar os recursos sem maiores problemas.
Devido a esse novo cenário, vários investidores reduziram a aposta de um pivot no FED, de forma que as chances de um aumento de 50 bps, passou apenas 30%, poucos dias atrás esse número beirava os 80%. O CPI americano deve sair essa semana, sendo um número importante para o FED balizar sua decisão.
Nas commodities, apesar dos temos, o minério de ferro sobe com quedas nos estoques chineses, na temporada em que a construção fica aquecida. O petróleo sente os efeitos do receio de investidores nos EUA e cai.
Aqui no Brasil, IPCA acima do esperado tem deixado alguns investidores com receio de que os cortes nas taxas de juros sejam postergados, a curva já começava a precificar a possibilidade de um corte nos próximos meses. A expectativa dos investidores se volta para o arcabouço fiscal que está na iminência de ser apresentado ao mercado.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem se mostrado em contato com o presidente do BC, Roberto Campos, para construir meios de abaixar os juros.
Análise técnica Ibovespa
Assim como comentado anteriormente, o Ibovespa deu sequência no movimento de baixa após o sinal negativo do mercado na quinta-feira. Fechando a sexta-feira com -1.38% de queda, o IBOV aumenta a pressão vendedora na região dos 103k o que pode indicar um rompimento do suporte e a sequência do movimento de queda.
Análise técnica S&P500
No mercado americano, o S&P500 novamente apresenta um forte dia de baixa, fechando a sexta-feira com -1.45%. Podemos ter nos próximos dias o teste na região de suporte dos 3800 e possivelmente um rompimento dessa zona de suporte caso a força vendedora continue dominante.
Análise técnica petróleo
Após uma tentativa de recuperação na sexta-feira, o petróleo já inicia o dia de hoje em baixa de -3.42%. Aumentando o viés negativo, a maior probabilidade é de o ativo ir em direção à zona de suporte da faixa dos 76 USD.
Análise técnica dólar
O dólar futuro fechou a sexta feira em forte alta de +1.01%. Dando sequência no rompimento comentado aqui anteriormente, o viés ainda segue positivo com alvo na região de resistência posicionada próxima dos R$5.50.
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
- + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
- Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
- Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T
- Analista CNPI-T;
- Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
- Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais