Reverberações

analises

Reverberações

30 nov 2022

DVinvestDVinvest
Na China, as manifestações voltaram a sofrer repressões mais duras por parte da polícia, que em um cenário de distopia vem usando drones para dispersar os manifestantes. Quatro distritos da cidade industrial de Guangzhou tiveram as restrições impostas suspensas, em um sinal de que o governo tem cedido às pressões populares.Os investidores, para além da China, voltam as atenções ao discurso do presidente do FED, Jerome Powell, que pode reafirmar que o FED ainda não está pronto para reduzir o ritmo do aperto monetário. É esperado que ele dê mais pistas sobre o próximo aumento na reunião do FOMC deste mês, quando o mercado espera mais um aumento de 50 bps.Vários membros do FED já discutem o avizinhamento de uma recessão para a economia americana e dados do PIB dos EUA marcados para hoje podem dar mais indícios desse momento.Ainda assim, futuros do S&P sobem nessa manhã de quarta de olho nos dados a serem divulgados. Um dos mais importantes termômetros será o PIB do 3T, com o mercado esperando 2,8% t/t.No Brasil, o mercado tem passado a reagir melhor os noticiários de Brasília, com a perspectiva de diluição dos gastos fora do teto e um prazo mais apertado para o governo trabalhar esses programas.A notícia que tem circulado seria de que Geraldo Alckmin poderia assumir a Economia com Fernando Haddad no planejamento. Hoje, feriado em Brasília, Lula, Persio Arida e Fernando Haddad, participam de reunião presencial para discutir transição na economia.abertura-do-mercado-30-de-novembro_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-30-de-novembro_its-moneyO Ibovespa nesta terça-feira finalizou o pregão com uma alta de 1,96% aos 110.909 pontos. O ativo chegou a apresentar uma alta de 3,13% ao dia, porém devolveu uma parte ao final do pregão.Dessa forma, o índice se encontra em uma região mais travada de preços, entre os 108.780 pontos e a média móvel nos 111.840 pontos.Posto isso, o ideal seria aguardar o ativo sair dessa zona mais trava de preço para a abertura de posições, já que está sem uma tendência definida no curto prazo.Para a retomada de um viés mais positivo, o primeiro sinal seria a superação dos 112.180 pontos, ficando acima da região de preço importante e das médias móveis.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-ibovespa-S&P-500-30-de-novembro_its-moneyO S&P500 fechou essa terça-feira com uma leve queda de 0,16% aos 3.958 pontos. O índice deu sequência ao movimento de baixa pelo terceiro dia consecutivo com uma queda acumulada de quase 2,00%.Dessa forma, a perda dos 3.938 pontos aumenta a probabilidade de o índice continuar o movimento de baixa, anulando a tendência de alta no curto prazo. Para aumentar o viés positivo, a superação dos 4.044 pontos indica que o índice pode dar continuidade a tendência de alta, onde o próximo nível importante seria os 4.118 pontos.

Commodities

O Petróleo tem nova valorização com dados apontando para uma redução forte nos estoques dos EUA, que vai para o menor nível em sete meses. Investidores tem também grande expectativa para a reunião do OPEP+ que pode levar a cortes em produção, colaborando para alta nos preços.Minério de ferro opera em estabilidade na bolsa de Singapura, refletindo o noticiário misto que vem da China, com alguma melhora nas perspectivas de afrouxamento de algumas restrições do Covid, embora as manifestações ainda preocupem alguns investidores.

Análise técnica Petróleo

analise-tecnica-petroleo-30-de-novembro_its-moneyO petróleo fechou essa terça-feira em alta de 1,96% aos USD 84,84/barril. Isso aumenta a probabilidade de o ativo passar por uma correção nos próximos dias, seja no tempo (movimento mais lateral) ou no preço (buscando a média móvel).Dessa forma, o ativo segue em tendência de baixa no curto prazo, e a perda dos USD 83,57/barril indica que o petróleo pode dar continuidade nesse movimento de baixa. Porém, o mais provável para os próximos dias, seria esse movimento de repique de alta.Vale salientar, que para anular completamente a tendência de baixa que se encontra no curto prazo, o ativo precisa voltar a ser negociado nos USD 96,12/barril.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest

DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra