Análises Morning Call

Arcabouço surpreendendo

Arcabouço surpreendendo
  • Publicado em 16 de maio de 2023

Mercados abrem sem direção definida nessa terça feira com investidores ainda aguardando pelo desfecho das conversas entre Biden e o presidente da câmara nos Estados Unidos sobre o teto da dívida americana, problema que já vem se arrastando por algum tempo, embora o mercado acredite que as chances de não se conseguir a ampliação do teto desejada sejam bem remotas.

Hoje uma bateria de dados no Reino Unido e alguns nos EUA devem dar pistas aos operadores acerca da atividade em duas importantes economias do globo. Alguns membros do FED falam logo após esses indicadores.

Tendo em vista que o mercado precifica o fim do ciclo de aumento de juros, acompanhar essas falas tem importância para calibrar os próximos passos.

No mercado de commodities, dados mais fracos vindos da China, no que tange produção industrial, tem derrubado preço das principais commodities industriais, como cobre. Minério de ferro e petróleo operam com quedas marginais no pregão de hoje.

No mercado local, arcabouço fiscal pode trazer gatilhos para gastos, fato que tem amenizado o dólar e a curva de juros. Líderes partidários tem se reunido para definir data da votação e surpreendentemente, trazer uma proposta que contenha mais os gastos.

Ainda que punições mais severas ao descumprimento da regra não apareça no texto, alguns gatilhos de gastos podem ser acionados nesse caso.

abertura-do-mercado-16-maio-its-money

Análise Técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-16-maio_its-money

No pregão de ontem, o índice Ibovespa fechou mais um dia em alta de +0.52%. Dando sequência no movimento atual, o IBOV segue trabalhando dentro de uma região de pressão vendedora.

Dessa forma, podemos ter uma sinalização de topo nos próximos dias, visto que, a região dos 110k é uma resistência bem relevante e o movimento já se encontra esticado.
Mercado Externo

Análise Técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-16-maio_its-money

No mercado americano, o dia também foi de alta de +0.30%. O viés ainda segue sendo para uma correção, porém, enquanto o ativo não perder a região de fundo anterior, o mercado aparentemente deve continuar esse movimento mais lateral.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-16-maio_its-money

O petróleo fechou o dia de ontem em alta de +1.77%. Ainda com um viés mais negativo, o ativo pode dar sequência no movimento atual de baixa.

Apenas se o petróleo superar a região dos $80, o ativo volta a retomar o viés positivo de curto prazo. Nesse momento, a maior probabilidade é perder o fundo dos $72.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dolar-16-maio_its-money

O dólar encerrou o dia de ontem em baixa de -0.86%. O movimento apresentado no dia de ontem foi importante para a definição dos próximos passos.

Após perder a região de fundo anterior, o dólar agora passa a ter um viés mais negativo. A próxima região de suporte se encontra nos 4.825.

Análise técnica PETR4

analise-tecnica-petrobras-16-maio_its-money

Após perder a região da média móvel, o ativo apresentou uma queda mais intensa, como comentado aqui no dia de ontem. Agora, a expectativa é que o papel apresente um novo movimento de alta.

  • Resistências: 26.70 – 27.11 – 28.50
  • Suportes: 25.60 – 24.80 – 22.65

Análise técnica VALE3

analise-tecnica-vale-16-maio_its-money

Por sua vez, VALE3 segue apresentando movimentos de correção da forte queda anterior. O viés ainda segue sendo negativo enquanto o papel trabalhar abaixo da região dos R$70.

  • Resistências: 70.70 – 71.6 – 72.50
  • Suportes: 66.30 – 65.8 – 64.2

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.