Mercado Notícias

B3 é a bolsa que mais negocia contratos futuros no mundo

B3 é a bolsa que mais negocia contratos futuros no mundo
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2023

A B3, a bolsa do Brasil, ficou em primeiro lugar no ranking das bolsas que mais negociam contratos futuros no mundo, de acordo com a FIA (Futures Industry Association), associação global para os mercados de futuros, opções e derivativos com contraparte central.

Foram 5,76 bilhões de contratos negociados em 2022, 112% a mais do que a Borsa Instabul e 120% a mais do que a Chicago Mercantile Exchange (CME), segunda e terceira colocadas respectivamente.

A B3 ainda ocupou a primeira posição em outras duas categorias: em contratos futuros ligados a um índice de ações, destaque para o futuro mini de Ibovespa, com 4 bilhões de contratos negociados no ano, a frente do E-mini S&P 500, com 504 milhões de contratos, e o Micro E-mini Nasdaq 100 Index, com 365 milhões, esses dois negociados pela bolsa americana CME.

Em contratos futuros de taxa de juros, o Futuro de DI1 também foi o instrumento mais negociado do mundo, com 657 milhões de contratos, contra 463 milhões do 10 Year Treasury Note, da Chicago Board of Trade, e 419 milhões do 3 Month Secured Overnight Financing Rate (SOFR), da CME.

O mini de dólar da B3 foi ainda o segundo contrato futuro de moedas mais negociado do mundo, com 863 milhões de contratos no ano, atrás apenas da National Stock Exchange of India, com 1 bilhão.

Opções sobre Ações

A B3 também liderou o ranking em negociação de opções de ações individuais, atingindo a marca de 1,8 bilhão de negócios no ano. Em segundo lugar ficou a National Stock Exchange of India, com 810 milhões, seguida pela NYSE Arca, com 714 milhões.

“Os números mostram a competitividade do nosso mercado. Além de investidores locais ampliando participação na bolsa do Brasil, há também grande parcela de investidores estrangeiros negociando por aqui e não apenas em produtos ligados a juros como também a ações de companhias brasileiras e moedas”, afirma Luís Kondic, diretor executivo de Produtos Listados e Dados da B3.

A FIA reúne dados de 87 bolsas no mundo, incluindo os principais mercados como Estados Unidos e Europa.

Conheça o mercado futuro e de opções na B3

Os contratos futuros são instrumentos derivativos em que o negócio acontecerá numa data futura. O comprador e o vendedor combinam a negociação de um determinado ativo por um preço que geralmente é composto pelo valor a vista do produto mais uma taxa de juros combinada entre eles. Isso para se proteger (hedge) ou aproveitar oportunidades a partir da oscilação de preços dos ativos de referência.

Já o mercado de opções segue a mesma lógica do mercado futuro, mas nele, o investidor negocia o direito de comprar e vender um ativo por determinado preço, para uma certa data futura. A diferença é que, no mercado de opções, o comprador pode decidir pela aquisição ou não do ativo na data combinada.

Fonte: B3

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.