Análises Minuto Oby

Bancos e commodities puxam alta do Ibovespa; dólar cai 0,57%

Bancos e commodities puxam alta do Ibovespa; dólar cai 0,57%
  • Publicado em 29 de março de 2023

O ibovespa fechou em alta (+0,60% aos 101.800 pontos), em dia volátil, mas alinhado ao comportamento das bolsas americanas, que fecharam em alta nessa quarta-feira.

Por aqui, a alta do índice foi guiada pela boa performance dos bancos e das empresas produtoras de commodities, enquanto que as varejistas e as construtoras tiveram pregão mais fraco, refletindo a incerteza em torno da trajetória dos juros, o que deve retardar a retomada do consumo para esses setores, que são mais dependentes da situação macroeconômica.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,57% a R$ 5,14), em movimento alinhado ao de moedas latino-americanas, grupo que havia sofrido mais nas últimas semanas por conta da aversão a riscos global.

O valor é o menor fechamento desde o início de fevereiro, com o diferencial de juros real e o valuation deprimido da bolsa atraindo o capital de investidores estrangeiros, que passado o estresse em torno do sistema financeiro, voltou a procurar por maiores rentabilidades.

Curva de juros

A curva de juros fechou em alta ao longo de todos os vértices, com os operadores em compasso de espera do anúncio da nova regra fiscal por parte do governo.

Ao longo da tarde, rumores de que a regra contaria com o PIB per capita como um mecanismo de correção deixou os investidores frustrados.

A decisão do Confaz de ajustar a cobrança do ICMS nos combustíveis também afetou a cotação dos juros, principalmente nos vencimentos mais curtos, dado o ajuste nas expectativas de inflação por conta da medida.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.