Análises Minuto Oby

Bancos puxam Ibovespa para baixo; dólar cai 0,15%

Bancos puxam Ibovespa para baixo; dólar cai 0,15%
  • Publicado em 23 de janeiro de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-0,27% aos 111.700 pontos), mesmo com as performances positivas de Petrobras e Vale, maiores pesos do índice.

A referência operou em alta durante a manhã mas virou para o negativo a tarde em meio às declarações de Lula em torno de uma eventual moeda conjunta com a Argentina.

Os bancos puxaram o Ibov para baixo desde a abertura, com queda acentuada de empresas do setor, trazendo a rentabilidade consolidada para o negativo ao final do pregão.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,15% a R$ 5,20), em compasso com o que se observou no mercado internacional, marcado por perda de valor da divisa americana contra pares emergentes e exportadores de commodities.

Após uma sequência de desvalorização, houve espaço para ganho do real, em dia de agenda de indicadores esvaziada e liquidez mais enxuta por conta do Ano Novo chinês.

Curva de juros

A curva de juros fechou em alta, em dia de declarações de Lula em torno de uma eventual moeda conjunta com a Argentina, além da piora das expectativas medidas pelo Focus.

Cresce cada vez mais a ideia de que o governo irá aumentar a meta de inflação no CMN, o que naturalmente traz uma inflação mais alta de forma estrutural.

Ademais, há o risco de desancoragem das expectativas, diminuindo a força de atuação das ferramentas de política monetária ao aumento dos preços.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.