Mundo Notícias

BCE eleva taxas de juros em 50 pontos-base

BCE eleva taxas de juros em 50 pontos-base
  • Publicado em 16 de março de 2023

Hoje, em sua reunião, o Banco Central Europeu (BCE) optou por continuar com sua política monetária de aperto monetário, apesar dos sinais recentes de uma possível crise bancária.

O BCE aumentou suas taxas de juros em 50 pontos-base, seguindo as elevações que já haviam sido feitas em dezembro e fevereiro.

A taxa principal de refinanciamento agora está em 3,50%, enquanto a taxa de depósitos aumentou de 2,50% para 3,0%. Já a taxa de empréstimos marginais subiu de 3,25% para 3,75%.

A decisão foi tomada com base na projeção de que a inflação permanecerá alta por um longo período. A autoridade monetária destacou que a abordagem dependente de dados é fundamental para a tomada de decisões sobre as taxas de juros, dada a alta incerteza atual.

O Conselho do BCE declarou que está monitorando de perto as tensões do mercado e está pronto para agir conforme necessário para garantir a estabilidade financeira e de preços na zona do euro.

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.