Análises Morning Call

BCE em alta

BCE em alta
  • Publicado em 23 de janeiro de 2023

Its_Money_Morning_Call

Macro

Mercados operando próximos a estabilidade nessa segunda-feira, em dia de agenda esvaziada, com reflexo das falas de dirigentes do Banco Central Europeu, que tem feitos duras falas no sentido de aumentos da taxa de juros.

O representante Klaas Knot, do BCE defendeu pelo menos mais dois aumentos nas próximas reuniões, cada um de 50 bps, em linha com que outros colegas do BCE tem falado.

Por conta disso, os investidores devem assistir com atenção o discurso da Presidente do BCE, Christine Lagarde.

No FED, o discurso tem sido mais ameno, o que tem ajudado a interromper a sequencia de baixas no S&P 500 e em Nasdaq.

Diretores do FED, deram declarações de que a politica monetária parece ter entrado em territórios bastante restritiva, que pode sinalizar moderações à frente.

No Brasil, Lula viaja para Argentina, onde deve se encontrar com o presidente, Alberto Fernandez, onde dentre outros assuntos, deve ser colocado em pauta, uma moeda comum para transações financeiras entre os dois países, que não deve substituir as moedas vigentes, mas seria algo para balizar o comercio exterior.

Os juros ainda refletem desconfiança das falas atacando a independência do Banco Central, mesmo após panos quentes por parte de alguns integrantes do governo.

O IPCA-15 de janeiro será divulgado nessa terça feira e poderá influenciar nas expectativas para a próxima reunião do Copom do Banco Central.

Mercado Interno

Its_Money_mercado interno

Análise Técnica

O Ibovespa nesta sexta-feira fechou em leve queda de 0,78% aos 112.040 pontos. Apesar da queda, o índice chegou a fechar a semana no campo positivo, com alta de 1,01%.

O Ibovespa mostrou certa resistência para passar os 112.550 pontos, e por isso, a perda dos 111.730 pontos indica que o índice pode buscar os 109.850 pontos.

Para a retomada de uma expectativa positiva, a superação dos 113.300 pontos indica que o Ibovespa pode dar continuidade a tendência de alta.

Mercado Externo

Its_Money_mercado externo

Análise Técnica

O S&P500 nessa sexta-feira fechou no campo positivo após três dias de baixa, com forte alta de 1,89% aos 3.972 pontos.

O índice volta a trabalhar acima das médias móveis, retomando um viés positivo no curto prazo.

Ou seja, a superação dos 3.972 pontos indica que o S&P pode buscar patamares mais acima como os 4.000 pontos.

Commodities

Its_Money_commodities

Petróleo e o minério de ferro operam próximos da estabilidade com demanda ainda persistente, condizente com a reabertura da China, levando outros metais industriais a avançarem também, com o cobre indo para seu maior nível em sete meses.

A soja apresenta mais um dia de queda, após chuvas na Argentina, que deve trazer melhores perspectivas para a safra.

Análise Técnica

O petróleo nesta sexta-feira terminou o pregão em alta de 1,45% aos USD 87,62/barril, dando continuidade ao movimento de alta pelo segundo dia consecutivo.

O ativo segue sendo negociado acima das médias móveis, o que aumenta a expectativa positiva no curto prazo.

A superação dos USD 87,95/barril indica que o petróleo pode dar sequência ao movimento de alta.

Dólar

dolar_Its_Money

Análise Técnica

O dólar terminou essa sexta-feira em alta de 0,64% em 5,20 dólar/real. O ativo se encontra em uma região de preço importante, e mostrou certa resistência para superá-la.

Dessa forma, a perda dos 5,16 dólar/real indica que pode voltar a testar a região dos 5,09 dólar/real. Já a superação dos 5,25 dólar/real aumenta o viés positivo no curto prazo.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;
    Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.