Análises Minuto Oby

Bolsa cai 0,87% em dia de liquidez reduzida

Bolsa cai 0,87% em dia de liquidez reduzida
  • Publicado em 26 de dezembro de 2022

O Ibovespa fechou em queda (-0,87% aos 108.700 pontos), em dia de liquidez reduzida por conta do período de final de ano e de feriados no exterior.

Na ausência de grandes drivers de preços vindo de fora, os ativos tiveram correção após o forte movimento de alta observado na última semana.

O destaque do dia ficou justamente para as empresas de commodities, principalmente o setor de mineração e siderurgia, liderando as altas do índice.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,83% a R$5,21), em pregão de liquidez reduzida, com feriado nos EUA e na Europa.

Com isso, os agentes operaram com base na piora das projeções de inflação medidas pelo relatório Focus, além da espera por mais ministros do governo eleito.

O movimento também pode ser lido como uma correção, já que o real teve forte apreciação na semana passada.

Curva de juros

A curva de juros teve um dia de abertura de taxas ao longo de todos os vencimentos, tendo como principal fator a piora das expectativas de inflação no Focus.

Após o forte movimento de retirada de prêmios na semana passada, inclusive tendo precificações de corte de juros em 2023, o dia foi de correção.

Apesar disso, o mercado ainda precifica que o BC irá dar início ao ciclo de queda na Selic no próximo ano.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.