Análises Minuto Oby Notícias

Bolsa encerra mais um dia em queda à sombra da PEC de Transição

Bolsa encerra mais um dia em queda à sombra da PEC de Transição
  • Publicado em 23 de novembro de 2022

O Ibovespa fechou em queda (-0,18% aos 108.800 pontos), mais uma vez na sombra da indecisão no congresso em relação à PEC de transição.

A nova sinalização é de que o texto deve ser apresentado em até 48h pelo governo eleito. A queda de hoje contrasta com mais uma alta das bolsas americanas, onde existe maior otimismo com diminuição do ritmo de ajuste monetário por parte do FED, o que tem guiado a cotação nas últimas semanas.

Dólar

O dólar encerrou o pregão em leve queda (-0,10% a R$ 5,37), em dia fraco para a moeda americana ao redor do mundo, perdendo valor frente aos emergentes e desenvolvidos.

Apesar das altas recentes, os dados de fluxo cambial em novembro são animadores, com entrada de R$3,8bn no mês.

Curva de juros

A curva de juros apresentou abertura de taxas ao longo de todos os vértices, com o mercado voltando a pesar o risco fiscal ao longo dos próximos anos, com um governo que tende a ser mais “gastador”.

A curva já precifica aumentos de juros em 2023, sob a expectativa de que o apetite fiscal vá refletir na inflação, o que forçará o BC a retomar as altas na Selic.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.