Análises Minuto Oby

Bolsa fecha em queda, puxada para baixo por Petrobras e Vale

Bolsa fecha em queda, puxada para baixo por Petrobras e Vale
  • Publicado em 1 de fevereiro de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-1,20% aos 112.100 pontos), puxado principalmente pelas performances negativas de Petrobras e Vale, as duas empresas de maior peso no índice.

A cotação da petroleira foi impactada pela queda do óleo no mercado internacional, enquanto a mineradora refletiu um resultado operacional mais fraco do que o esperado no 4º trimestre de 2022, conforme relatório divulgado pela companhia ontem a noite.

Ao final da tarde, as perdas foram aparadas após comunicado mais amigável do que se cogitava do FED.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,32% a R$ 5,07), após passar boa parte do dia em alta. A virada veio após o comunicado do FED, quando o mercado recebeu bem a mensagem de Jerome Powell de que o processo de desinflação na economia americana já está em curso.

O presidente do BC americano acenou para a continuidade do aperto monetário, mas isso não foi capaz de deter a desvalorização mais pronunciada do dólar frente às demais moedas após a reunião.

Curva de juros

A curva de juros fechou em estabilidade após um dia de bastante volatilidade, fruto da agenda cheia, com decisões de taxas de juros por aqui e nos EUA. Após operar em alta, a curva devolveu os prêmios depois do comunicado de Jerome Powell.

Por aqui, com a decisão do Copom de manter a Taxa Selic inalterada, acompanhado de um comentário mais duro do que se esperava, pode ser que tenhamos nova rodada de abertura das taxas, principalmente nos vértices intermediários da curva.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.