Análises Minuto Oby Notícias

Bolsa fecha em queda sob a aversão a riscos no exterior

Bolsa fecha em queda sob a aversão a riscos no exterior
  • Publicado em 7 de dezembro de 2022

O Ibovespa fechou em queda (-1,02% aos 109.100 pontos), sob a aversão a riscos observada nos mercados acionários no exterior.

Por aqui, as discussões em torno da PEC de Transição continuam, mas o que guiou o índice hoje foi a queda das commodities, com queda das empresas de maior peso dentro da nossa bolsa.

Dólar

O dólar fechou em queda (-1,21% a R$ 5,21), em um dia em que a moeda americana teve uma performance mais fraca ao redor do mundo.

Internamente, a PEC de Transição tem caminhado e o dia hoje trouxe poucas novidades concretas, apenas a notícia de que o prazo da proposta pode ser alterado para 1 ano ao invés de 2, o que seria enxergado como positivo pelo mercado

Curva de juros

A curva de juros teve um dia positivo, com queda de taxas ao longo da curva, com movimento ainda refletindo a aprovação da PEC de Transição na CCJ no final da tarde de ontem.

Além disso, o mercado parece estar enxergando como positiva a disposição do congresso em dialogar em favor da responsabilidade fiscal.

Copom

Conforme o esperado, o BC deixou a taxa de juro básica inalterada mas reiterou que continua observando o balanço de riscos e que poderá retomar a trajetória de alta caso necessário. Destacou que os riscos de a desinflação não ocorrer ainda existem e por isso continuará vigilante.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Próximo post