Análises Minuto Oby

Bolsa sobe 2% com ambiente político mais calmo

Bolsa sobe 2% com ambiente político mais calmo
  • Publicado em 23 de dezembro de 2022

O Ibovespa fechou em alta (+2,00% aos 109,7k pontos), em mais um dia de recuperação das empresas ligadas ao ciclo doméstico, sob um ambiente político mais calmo e com o fiscal tendo um rumo melhor do que o esperado desde a eleição de Lula.

Do lado negativo, as produtoras de commodities acabaram sendo o destaque, em um movimento de rotação de portfólio após a forte performance desses nomes.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,38% a R$ 5,17) em dia mais fraco da moeda ao redor do mundo, acumulando perdas contra divisas de desenvolvidos e emergentes.

Por aqui, a dólar perdeu força com a entrada de recursos no país após o fim da incerteza sobre o gasto fiscal para 2023, melhora das commodities com a reabertura da economia chinesa e um IPCA-15 abaixo da expectativa.

Curva de juros

A curva de juros fechou em queda ao longo de todos os vértices, com o mercado seguindo movimento de retirada de prêmios após maior clareza quanto ao panorama fiscal do país.

Hoje tivemos a divulgação do IPCA-15 que veio levemente abaixo do esperado, com boa abertura qualitativa, o que tem feito com que as projeções de inflação sejam revisadas para baixo, alimentando a ideia de que o BC possa cortar juros em 2024.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.