Análises Minuto Oby

Bolsa sobe com PEC de Transição desidratada no Congresso

Bolsa sobe com PEC de Transição desidratada no Congresso
  • Publicado em 20 de dezembro de 2022

O Ibovespa fechou em alta (+2,03% aos 106.900 pontos) com base em uma leitura mais benéfica do mercado em relação à PEC de Transição, que foi desidratada no Congresso e agora deverá ter prazo de apenas um ano, pendente de aprovação, que deverá ocorrer ainda hoje.

Com isso, os ativos domésticos tiveram fôlego para mais uma pernada, com as empresas ligadas à economia brasileira como principais altas.

Dólar

O dólar fechou em queda mais firme (-1,93% a R$ 5,21), em pregão com cenário interno e externo em consonância para que o real tivesse uma performance forte.

Por aqui, a aprovação de uma PEC mais enxuta animou os operadores, enquanto lá fora, o dólar teve um dia mais difícil, principalmente por conta da queda de 4% frente ao iene, após mudança na política monetária do BC japonês.

Curva de juros

A curva de juros terminou o dia com forte fechamento nas taxas, com os vértices intermediários com quedas acima de 40bps.

Houve espaço para queda no prêmio de risco, já que o congresso parece estar disposto a atuar como fiador da situação fiscal do país.

Com o freio no ímpeto gastador da próxima gestão, o próximo passo do mercado será tentar entender se há espaço para algum corte de juros em 2023.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Post anterior

Próximo post