Minuto Oby

Bolsa sobe e dólar cai nesta quinta-feira (1°)

Bolsa sobe e dólar cai nesta quinta-feira (1°)
  • Publicado em 1 de junho de 2023

Bolsa sobe e dólar cai no primeiro dia do mês. Confira os destaques do fechamento de mercado no Minuto Oby desta quinta-fera (1º).

Bolsa sobe

O Ibovespa fechou em alta (+2,06% aos 110,6k pontos), alinhado às bolsas ao redor do mundo, onde o dia foi de busca pelo risco, sob ambiente macro mais favorável. As commodities tiveram dia positivo, o que guiou as precificação das produtoras de materiais básicos por aqui.

Além disso, a divulgação do PIB acima da expectativa serviu como deu gás adicional para os cíclicos domésticos, que seguem caminhada de recuperação, com valuations descontados levando a rotação nos portfólios.

Dólar cai

O dólar fechou em queda (-1,31% a R$ 5,01), em dia de perda de força da moeda americana contra boa parte dos pares. Assim, a divisa americana teve performance ruim à medida que os operadores se dispuseram a buscar maiores retornos. Assim, a alta das commodities serviu como pano de fundo para a boa performance de moedas de países emergentes.

O PIB forte no Brasil também serviu para afastar, ao menos por hora, a narrativa de que o diferencial de crescimento é alto frente às demais economias.

Curva de juros

A curva de juros fechou em queda ao longo de todos os vértices. Nesse sentido, teve como pano de fundo a melhora do sentimento dos operadores ao redor do mundo. Em dia de queda das treasuries e consolidação de apostas de que o FED encerrou o ciclo de altas de juros, houve espaço para queima adicional de prêmios acumulados ao longo da curva por aqui.

Por fim, a atividade acima da expectativa na economia brasileira poderia ter agido contra a tendência observada no mercado hoje. Mas, pareceu não ter forças para anular o efeito global de busca pelo risco.

 

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.