Análises Minuto Oby

Bolsa sobe 1,89%, embalada pela apresentação do arcabouço fiscal

Bolsa sobe 1,89%, embalada pela apresentação do arcabouço fiscal
  • Publicado em 30 de março de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+1,89% aos 103.700 pontos), embalado pela apresentação do arcabouço fiscal, que apesar de lacunas sobre a execução e dúvidas sobre a capacidade do governo de tirar o plano do papel, aliviou a tensão do mercado em torno da trajetória da dívida e ajudou a diminuir as incertezas.

Entre as principais altas do dia, figuraram as empresas ligadas ao ciclo doméstico e as com alavancagem mais alta. A alta dos bancos também foi relevante, dada a alta participação do setor dentro do índice.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,73% a R$ 5,10), em dia mais forte para as divisas de países exportadores de commodities, dada a boa performance das matérias primas no mercado internacional.

Aliado a isso, a apresentação da nova regra fiscal deu espaço para que o real continuasse sua trajetória de fortalecimento contra a moeda americana, dando alguma confiança para o mercado de que o nível de gastos é uma preocupação e que a ala econômica do governo fará esforços para cumprir a meta de colocar o país em condições financeiras favoráveis.

Curva de juros

A curva de juros teve dia de fechamento nas taxas ao longo de todos os vértices, mesmo que tenha devolvido os ganhos da abertura no momento em que a apresentação do novo arcabouço veio a público.

A retomada veio em seguida, com os operadores assimilando que apesar de alguns soluços em torno da capacidade de execução, a regra mostra ideias aceitáveis para conter a trajetória ascendente da dívida pública.

Ainda é incerto o quanto o plano como está hoje tem a capacidade de influenciar a decisão do BC de iniciar algum ciclo de cortes de juros e a medida deve passar por mudanças quando for discutida no congresso, mas a simples apresentação já é um início para que exista uma discussão em torna dela.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.