Análises Minuto Oby

Bolsa sobe 0,77%, puxada pelas produtoras de commodities

Bolsa sobe 0,77%, puxada pelas produtoras de commodities
  • Publicado em 26 de maio de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+0,77% aos 110.900 pontos), seguindo a mesma dinâmica observada no mercado americano, onde as bolsas fecharam com ganho nessa sexta-feira.

O movimento por aqui foi puxado pelas produtoras de commodities, se recuperando de uma semana em que acumularam quedas.

Algumas companhias ligadas ao ciclo doméstico continuaram em tendência de alta, ainda em reflexo ao fluxo para esses nomes com valuations bastante descontados e também por uma melhor perspectiva de cortes de juros no 2º semestre do ano.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,93% a R$ 4,99), com o real acompanhando a performance de divisas de países emergentes, influenciado por um ambiente menos avesso a risco no fechamento da semana, além da alta das commodities no mercado internacional.

Nos EUA segue a discussão em torno do aumento do teto da dívida, com expectativa de que uma resolução seja encontrada no início da próxima semana.

Curva de juros

A curva de juros fechou em queda ao longo de todos os vértices, seguindo a tendência observada no exterior, já que internamente a agenda foi esvaziada.

A curva segue o movimento de perda de inclinação, com o andamento da proposta do arcabouço fiscal no congresso sendo um dos combustíveis para o movimento. O IPCA-15 melhor que o esperado foi outro fator que influenciou a queda, principalmente nos trechos mais curtos da curva.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.