Análises Minuto Oby

Bolsa tem sessão instável após atos em Brasília

Bolsa tem sessão instável após atos em Brasília
  • Publicado em 9 de janeiro de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+0,15% aos 109.100 pontos), em sessão instável após os atos de vandalismo em Brasília ontem.

Após abertura mais negativa, o índice teve melhora com o entendimento do mercado de que os poderes estavam contra as manifestações, independente da orientação política.

A percepção é de que isso diminuiu o risco de uma crise institucional. Com isso, papéis mais sensíveis ao juro longo tiveram as melhores performances do dia.

Dólar

O dólar fechou em alta, (+0,40% a R$ 5,26), mesmo com sinal de enfraquecimento da moeda americana no mercado internacional.

A leitura é de que o FED adotará uma postura mais branda em relação ao ritmo de alta de juros.

Por aqui, apesar de o clima ter melhorado no período da tarde, o mercado de câmbio acabou precificando uma piora no balanço de riscos.

Curva de juros

Após abertura das taxas no início dos negócios, a curva de juros apresentou queda ao final do pregão. Os atos antidemocráticos e a piora nas expectativas medidas pelo relatório Focus empurraram o juro futuro para cima, mas a atuação dos três poderes contra as manifestações violentas fez com que a percepção de risco institucional diminuísse, o que deu espaço para queda.

Imagem: ©Fernando Frazão/Agência Brasil

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.