Análises Morning Call

Cadê a demanda que estava aqui?

Cadê a demanda que estava aqui?
  • Publicado em 24 de abril de 2023

Bolsas abrem a semana com leve queda enquanto o mercado digere balanços divulgados e se prepara para uma semana com importantes indicadores econômicos.

Nessa semana empresas do setor de tecnologia, como Microsoft e Amazon divulgam seus balanços e a expectativa do mercado é de um trimestre negativo, fortemente impactado pelos juros mais elevados.

Falando em impacto de juros elevados, essa semana teremos o PIB dos EUA, que também deve mostrar desaceleração na margem. Na sexta o PMI de manufatura e serviços superaram as expectativas do mercado mostrando ainda alguma aceleração.

Essa semana também nos EUA será divulgado o deflator PCE, um dos indicadores preferidos do FED para inflação. A expectativa do mercado é que o PCE mostre algum arrefecimento, abrindo espaço para cortes nas taxas de juros no curto e médio prazo.

Nas commodities, o minério de ferro acumula uma queda de quase 10% em dois dias com mercado colocando no preço a demanda mais fraca observado na China, que está na temporada de construção, quando sua demanda deveria ser mais elevada. Petróleo tem leve baixa, com alguma contaminação na demanda vindo da Ásia.

No mercado local, investidores acompanham a divulgação da Focus, observando com atenção a expectativa do mercado para inflação e juros.

Na quarta feira será divulgado o IPCA 15. Os investidores acompanham também as movimentações no congresso sobre o arcabouço e também nas investigações dos desdobramentos do 08 de janeiro.

abertura-do-mercado-24-abril_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-24-abril_its-money

Ibovespa terminou o último pregão com alta de +0.44%. Após um forte dia de queda, o índice apresentou uma leve recuperação.

Apesar do movimento anterior de alta ser significativo, a expectativa para o IBOV ainda permanece mais negativa no curto prazo, portanto, caso o IBOV ganhe ainda mais força para baixo, a próxima zona de suporte se encontra na faixa dos 98k.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-24-abril_its-money

No mercado americano não tivemos feriado e o S&P500 fechou com +0.09% de alta. Ainda encontrando muita dificuldade de ultrapassar essa zona de resistência, o índice americano permanece com a expectativa de uma correção do preço. Dessa forma, espera-se que o S&P500 busque novamente a região de suporte na faixa dos 4000.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-24-abril_its-money

Já o petróleo fechou a sexta-feira em alta de +1.26%. Apesar do candle de alta, a expectativa ainda segue de baixa para o petróleo, que possui uma forte região de suporte na faixa dos $80. Caso essa região seja ultrapassada, a próxima zona de suporte se encontra na faixa dos $72.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-24-abril_its-money

O dólar fechou a quinta-feira com queda de -0.51%. Após se aproximar da região de resistência dos 5.100 com bastante força compradora, o ativo apresentou um dia de correção. Agora dentro de um viés mais positivo, podemos ver o dólar buscar novamente a região dos 5.300 que nesse momento é o nível de resistência mais relevante para o ativo.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.