Bolsa de Valores

Como comprar ações da VIIA3?

Como comprar ações da VIIA3?
  • Publicado em 31 de maio de 2023

Quem nunca ouviu falar da gigante do varejo Casas Bahia? Mas, muitas pessoas não sabem que a marca faz parte de um conglomerado controlado por uma empresa, a Via (antiga Via Varejo), que está listada na Bolsa de Valores. Assim, é possível ser acionista desta gigante. Neste artigo, vamos te explicar como comprar ações da VIIA3.

O que é a VIIA3?

Ante de tudo, é preciso entender o que é esse conglomerado de marcas.

Em resumo, a VIIA3 é o nome do ativo da empresa Via, na Bolsa de Valores. A organização foi fundada em 2010 e era chamada de Via Varejo.

Trata-se de uma corporação brasileira composta por grandes nomes do setor varejista, como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com. Além disso, engloba a Bartira, uma fabricante de móveis.

Antes de 2021, as ações da Via chamavam-se “VVAR3”, mas com a nova identidade da marca, o nome foi alterado para o que é hoje – VIIA3.

A Via tem mais de mil lojas pelo Brasil e, também, atua no segmento do varejo online. Ela atualmente tem um valor de mercado calculado em R$3,3 bilhões e registra uma receita líquida de R$30,18 bilhões.

Vale a pena comprar ações da VIIA3?

O histórico de VIIA3 é bastante animador quando analisamos o cenário a curto prazo, ou seja, dos últimos 6 meses.

Conforme vamos nos afastando para uma análise macro, podemos ter a perspectiva de que as ações caíram com o passar do tempo.

Mas você vai perceber que, mesmo caindo, elas costumam proporcionar lucros para os investidores que acompanham os movimentos do mercado.

Por outro lado, segundo a análise fundamentalista da corretora XP, a recomendação é neutra para as ações. “Apesar de esperarmos que a companhia possa ficar com uma parcela relevante da participação de mercado de Americanas no online, esperamos que a companhia se beneficie menos do que a Magalu”, diz a análise.

Os analistas da XP continuam a enxergar um cenário competitivo desafiador, com plataformas estrangerias como Alibaba, Amazon, Shein e Shopee expandindo no país.

Vale a pena investir em ações da VIIA3?

Antes de optar pelo investimento, o ideal é seguir um passo a passo. Em primeiro lugar, analise seu perfil investidor.

Como descrevemos acima, os papéis da Via Varejo tiveram um comportamento volátil nos últimos anos. Portanto, avalie se está disposto a encarar os altos e baixos.

Por outro lado, se você é um investidor experiente e tem estratégias consistentes para lucro a curto prazo, as ações da VIIA3 podem gerar rendimentos significativos.

Agora, se você procura por dividendos ou por ativos fora do segmento varejista, talvez seja interessante analisar outras opções. Ações da PETR3, por exemplo.

A verdade é que investir na VIIA3, assim como em qualquer outro ativo, demanda a consideração de alguns fatores para que os lucros se concretizem: objetivos, experiência e perfil do investidor, por exemplo.

Como comprar ações da VIIA3?

As ações VIIA3 são negociadas na B3, a Bolsa de Valores brasileira.

Portanto, para comprar ações da Via, é preciso ter uma conta aberta em uma corretora de investimentos autorizada pela CVM. Isto é, a Comissão de Valores Mobiliários.

Nesse sentido, para ajudar os investidores nessa jornada, vale a pena contar com ajuda de uma assessoria de investimentos.

Written By
Raissa Scheffer

Raissa Scheffer (MTB: 0051926/SP) é jornalista com 16 anos de experiência em economia. Foi repórter e editora na Gazeta de Ribeirão e Jornal ACidade. Com passagens pela EPTV Ribeirão, Portal Terra, TV Record e Portal Revide.